+1

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

[HUMOR] Marli, calendário 2009


Parece piada. E é! Bom, pelo menos da nossa parte, da dela eu não sei. Mas, como uma boa risada sempre é bem vinda e deve ser essa a proposta da nossa cantora, eis que apresento a vocês nossa amiga Marli.

Ela tem música, vídeo clipe, site, agenda de shows, assessoria de imprensa, área de notícias, disco e outras coisas que nem todo cantor possui. Site oficial aqui.

Entre na intimidade de Marli, 
a Madonna surrealista 
de Feira de Santana

A ex-doméstica Marli Souza Silva, 24 anos, é baiana da cidade de Ipirá e fã de música sertaneja e seresta, em especial de Orlando Silva e Silvio Caldas. Casada há cinco anos e hoje dona-de-casa, mãe de dois filhos, cursou até a 5ª série e segue a religião católica. Mais: ela é um dos grandes fenômenos de popularidade do YouTube, site de compartilhamento de vídeos em que seus clipes já acumulam mais de meio milhão de visitas, além de ser tema de inúmeras comunidades no Orkut.

Marli - Linha Direta


Marli se formou como revelação do "trash inteligente" brasileiro a partir da amizade com o estudante Antonio Augusto Farias, filho de seu então patrão, que se empolgou ao encontrar um caderno com versos escritos pela sua antiga funcionária em 2002. Com esse encontro, Marli se familiarizou com gente como Madonna, Björk e Tori Amos. Foi a partir dessas fontes que nasceram sucessos como Bertulina, Linha Direta e O Amor Está no Ar, misturas inusitadas entre humor negro, surrealismo e obscuridade. Todos bem difíceis de encaixar em qualquer gênero musical.

Marli - Bertulina


“Acho que nenhum rótulo cabe bem”, contou Antonio sobre os sons de Marli, em entrevista ao Virgula. “A tendência das pessoas a encaixar as coisas em um gênero ou estilo é irritante. O divertido é que a gente sempre tenta trazer algo diferente, um novo conceito, uma nova sonoridade, e novas idéias pra cada trabalho. E é gratificante poder observar as reações diferentes dos fãs. Alguns gostam das músicas mais escrachadas e explícitas, com um teor mais cômico, outros gostam das músicas mais sombrias, outros preferem as canções mais calmas e sérias, e por aí vai”, defendeu. E quanto à família de Marli, o que acha do bafafá todo em torno da “carreira” da moça? Segundo Antonio, em geral, a receptividade de todos tem sido boa. “Todos na família conhecem o projeto. A maioria acha divertido, mas ninguém leva muito a sério. O marido dela é o único com algumas reservas”, conta.

Marli - Além do Arco-Iris


Polêmicos

Moradores de Feira de Santana, também na Bahia, Marli e Antonio produziram juntos cinco álbuns, todos lançados apenas virtualmente: Rainha das Trevas (2002), Virgem Brasileira (2003), Eu Gosto de Louvar (2003), Colostro (2005) e O Céu de Anastácia (2007), todos lançados pela gravadora fictícia Furacu Records. Desses, surgiram cinco clipes: Bertulina, Linha Direta, O Amor Está no Ar, Galáctica e Além do Arco-Íris. As canções passeiam por motes polêmicos, como religião e sexo. Todas podem ser baixadas gratuitamente na internet aqui.

Marli - Hoje não tem Mariçoba


Autodidata, Antonio produziu todas as canções de Marli, além de ter dirigido os clipes. “Aprendi tudo sozinho, aos poucos, movido mais pela curiosidade”, revela. “Sempre tive contato com gente que trabalha com produção de música e vídeo, e isso ajudou bastante. Nunca fiz cursos e, na verdade, não tenho tanto conhecimento técnico de produção. Muito do que eu faço é intuitivo, quase lúdico mesmo. Mas estou sempre procurando novos recursos para aperfeiçoar a produção das músicas e dos vídeos, assim como novas idéias para o site e para a divulgação”.

Marli - O Amor está no Ar


Shows?

Mesmo com a popularidade crescente, shows até agora não haviam sido considerados por Marli e Antonio. Porém, a possibilidade de realizar espetáculos passa a ser observada com mais carinho pela dupla. “Tenho pensado nisso, mas como faço tudo sozinho, surgem várias questões técnicas e financeiras que complicam o planejamento de um show por enquanto”, conta Antonio. “Mas é uma possibilidade. Quem sabe mais adiante?”, considera.

Antonio se mostra cuidadoso em relação a quaisquer intenções de exposição pejorativa de Marli. “Já recusei propostas de matérias para a TV porque percebi que a intenção não era das melhores”, conta. E rumar da Furacu Records para uma gravadora de fato, passa pela cabeça da dupla dinâmica? “Depende da proposta”, conta Antonio. “O mais importante para nós é a liberdade que temos na Internet, a possibilidade de fazer e publicar nosso trabalho de forma descompromissada”, aponta o produtor. “A gente faz o que bem entende. Depender da aprovação de alguém e ter limites impostos vai contra o objetivo do nosso trabalho. Não acho provável que surja uma proposta tão aberta e flexível de uma gravadora, por exemplo. Outro ponto importante é a forma de divulgação. É preciso levar tudo isso em conta, antes de dar um passo tão importante”, conclui. 

Marli - Cachaça


Conclusão Crisper

Meu medo é de eles estarem se levando a sério, aí acaba toda a graça da piada, alguém discorda?

Um comentário:

  1. cara, tu escreve muito bem.... eu gosto muito da Marli - acho o trabalho q eles fazem muito legal e nao sabia como havia surgido a ideia. Obrigado pelas explanacoes =]

    ResponderExcluir