+1

domingo, 29 de março de 2009

Hedwig and the Angry Inch [filme]

Hoje, assistindo a um filme desses desconhecidos e que não se encontram na locadora, apenas baixando da internet mesmo (God Bless The Internet) me lembrei de outro que assisti a algum tempo nas mesmas características, Hedwig and the Angry Inch. (Não vamos comentar o nome que deram em português, ok?)

Simplesmente espetacular! O filme é sobre um transexual alemão e sua turnê pela América. Entretanto, através de suas (excepcionais) canções, vamos tomando conhecimento de sua história: seu nascimento em Berlim, sua pai americano e pedófilo, sua mãe alemã, seu primeiro amor, sua mudança de sexo etc. Enquanto excursiona por lugares horrorosos, o grande ídolo do momento, a estrela do rock Tommy Gnosis, lota estádios e toca em todas as rádios. Em desespero, Hedwig passa a “escoltá-lo”, perseguindo-o com o intento de revelar ao mundo que as canções que fizeram de Gnosis um astro mundial foram todas compostas por ele, Hedwig.

O filme, imperdível, mesmo para aqueles que não são muito chegados a musicais, tem uma trilha sonora de primeira, e foi o vencedor do Festival de Berlim naquele ano. Hedwig demonstra em suas músicas todo o seu amor e devoção por estrelas do naipe de David Bowie, Lou Reed e Iggy Pop. As canções são o mais puro glam rock. Algumas deveriam ter lugar cativo figurando entre as melhores pérolas que o (espalhafatoso) gênero já produziu. Desde a bowiana Midnight Radio, que remete imediatamente à Rock’n’roll Suicide, até a faixa-título, que é Stooges puro. Sem falar na insuperável Origin of Love, o Velvet Underground.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário