+1

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

‘Capitu’ em versão pop

Ontem, terça-feira (9), teve início na TV Globo a minissérie Capitu em um lado pop de Machado de Assis. Infelizmente não pude assistir e, com certeza, vai ser impossível assistí-la, infelizmente. Basta esperar para vê-la na "TV Youtube"!

O desafio para o diretor Luiz Fernando de Carvalho é fazer com que Capitu, numa adaptação de Dom Casmurro, seja atraente ao público jovem,  “O texto é Machado de Assis vírgula por vírgula, mas queria acabar com o preconceito que os jovens têm em relação a esse autor, só porque ele costuma ser empurrado pela goela abaixo nas escolas. Quero mostrar que Machado está vivo e é pop”, diz.

Para isso, a minissérie conta com uma trilha sonora focada em rock e pop, nomes como Black Sabbath, BeirutManacá, banda independente da atriz Letícia Persiles, também interprete da jovem Capitu na trama. “Usei o rock com o desejo de atrair a garotada. O Machado ficaria muito feliz se pudesse ser entendido pelos jovens”, completa Luiz Fernando.

Abertura:



Para o visual, Luiz escolheu um universo ópera rock, lembrando o filme Moulin Rouge. “Acredito na televisão feita com qualidade. Neste país, infelizmente, o nível educacional e cultural tem sido rebaixado barbaramente pela indústria cultural, que só se interessa pela consagração imediata e pelo consumo”, “Eu corro na contramão”, afirma.

Também interessante é o Projeto Mil Casmurros. A idéia consiste em cada usuário fazer parte da história de Dom Casmurro, escolhendo um trecho de suas escrituras, gravar e compartilhar no portal Mil Casmurros. Entre pessoas comuns, há atores da Globo que já fizeram seu vídeo, como Fernanda Monte Negro, Toni Ramos e Patrícia Pillar, que de jovem e pop não têm nada. Clique aqui para conferir o site.

A idéia é muito legal e, além da interatividade, divulga a minissérie. O único ponto onde penso que pecaram foi de não continuaram com a idéia jovial da minissérie, colocando atores múmias interagindo com os usuários. Se é pra ser jovem, metia-lhe um vídeo da Pitty, das NX Zero. Mas como os atores fizeram de graça, para veiculação com tempo indeterminado, nada disso foi feito. Fora esse ponto, muito bom, meus parabéns!

Nenhum comentário:

Postar um comentário